quinta-feira, 11 de abril de 2013

PM realiza capacitação de combate à dengue

Em Pouso Alegre 88 policiais participaram



Na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, a PM reuniu, na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar em Pouso Alegre, 88 policiais de 37 municípios da região em um treinamento de capacitação de combate à dengue.
Com uma palestra e vídeos, os policiais aprenderam mais sobre o mosquito Aedes Aegypti, as formas de transmissão e os tipos de dengue. A ação faz parte de uma estratégia da Secretaria Estadual de Saúde para que a Polícia Militar seja multiplicadora das ações contra a doença e ajude na conscientização dos moradores. “Essa é a primeira etapa e queremos realmente capacitar e tornar nosso militar mais um vigilante treinado e qualificado para atuar na prevenção, conscientizar e mobilizar a sociedade, que é o objetivo da campanha em todo estado.”  Afirmou o Ten Cel Silvano Pereira da Silva, Comandante do 20º BPM
Para motivar os participantes, o Ten Alair Gargary, que em março participou de um treinamento da   Secretaria Estadual de Saúde sobre o tema  em Belo Horizonte com outros 600 policiais do estado, exibiu, no início da palestra, um vídeo com o conhecido discurso de Martin Luther King Jr(*1929 +1968), ativista político estadunidense “Vocês podem estar se perguntando o que esse vídeo tem a ver com a campanha contra a dengue, mas vejam como esse ativista mobilizava pessoas. É disso o que precisamos na luta contra a dengue, união de esforços. Em um dos trechos, esse homem, que foi líder do movimento contra o racismo fala que as dificuldades de hoje amanhã serão superadas.” Ressaltou o Tenente. 
A intenção é que cada comandante de PM dos municípios crie núcleos de mobilização contra a dengue juntamente com prefeituras e comunidade. Os policiais também receberam folhetos, cartazes e adesivos da campanha contra a dengue para serem distribuídos nas cidades.

Continuidade

A próxima etapa da mobilização será feita na quarta-feira da próxima semana, dia 16 de abril, quando médicos e profissionais de saúde que trabalham nos Programas de Saúde da família de Pouso Alegre e região receberão, na sede do 20º Batalhão de Polícia Militar, instruções de um médico infectologista sobre manejo e tratamento da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde também planeja, caso haja necessidade, usar a estrutura de saúde da PM, além de médicos e enfermeiros oficiais, nas cidades do estado onde houver surtos da doença.

 

São Lourenço

Em São Lourenço palestras foram dadas por oficiais de saúde

Na terça-feira, dia 09 de abril 57º BPM em São Lourenço também realizou a oficina no auditório da Unimed Circuito das Águas. O curso Prevenção à Dengue foi direcionado aos policiais militares da unidade e médicos da região.
A primeira palestra destinada aos Comandantes das 22 cidades que compõem a área do 57º BPM foi proferida por Marcos Venicio Silva Fonseca, membro da equipe do setor de epidemiologia de São Lourenço/MG. O profissional orientou os presentes sobre prevenção, foco e a situação da dengue no município.
Em seguida, a Maj PM QOS Rejane Maria Gontijo, Psicóloga e Chefe do NAIS do 57º BPM, falou aos presentes sobre o papel da comissão de combate e prevenção à dengue, as ações que têm sido executadas.
Também estiveram presentes vários médicos da região que assistiram à palestra proferida pelo 1º Ten PM QOS Otávio Mocellin Selles, Médico do NAIS, sobre o manejo médico necessário ao tratamento dos pacientes com sintomas de dengue, conforme treinamento recebido na Academia de Polícia Militar em Belo Horizonte/MG.
Finalizando, o 2º Ten PM Ronaldo Mariano Rodrigues falou sobre “Mobilização social no combate a dengue”.

0 comentários:

Postar um comentário