quarta-feira, 22 de maio de 2013

IGESP: Reunião de Monitoramento da Segurança Pública para o Sul de Minas




A 17ª Região de Polícia Militar, a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Defesa Social promovem, até quinta-feira (23), ao meio dia, no 20° Batalhão de Polícia Militar, uma reunião de trabalho da Integração da Gestão em Segurança Pública, IGESP.  Representantes de 15 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPS) se reúnem para capacitação, monitoramento e avaliação da gestão em Segurança Pública. Estão presentes representantes da Polícia Civil, entre eles o Delegado Regional  Flávio Tadeu Destro, comandantes da Polícia Militar, como o Ten Cel Silvano Pereira Reis, Comandante do 20° BPM, o Ten Cel Robson Batista Franco, Comandante da 27ª Cia PM Ind e Major Oterson Luiz Nocceli, Comandante da 17ª Cia PM Ind de Meio Ambiente e Trânsito (Polícia Rodoviária Estadual). Os trabalhos são acompanhados pela Coordenadora Metodológica da Secretaria de Defesa Social (SEDS), Gisele Duarte. Audicélia Morais, que em breve assumirá o cargo de Gisele, também acompanha o encontro.


Etapas

A reunião é dividida em três etapas. Na primeira, é feita uma capacitação dos integrantes das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPS). Eles aprendem e renovam informações sobre como deve ser feita a análise dos fenômenos criminais.
Depois, é feito um monitoramento, onde os representantes prestam contas à Coordenação Metodológica da SEDS sobre as ações implementadas e resultados alcançados no combate ao crime.
Por último, esse trabalho é avaliado pelos representantes das Áreas de Coordenação Integradas de Segurança Pública, Secretaria Executiva Regional e pela Coordenação Metodológica da SEDS.
Estatísticas de crimes, resultados alcançados e avaliação serão usados para nortear os planos de ação da Segurança Pública em cada um dos municípios.

Mais cidades

Ainda na quinta-feira(23), a Coordenação Metodológica da SEDS segue para Itajubá, onde, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, realiza o mesmo trabalho.
Já de segunda (27) a quarta-feira da próxima semana, estará em São Lourenço.


Entenda o IGESP

A Integração e Gestão de Segurança Pública (IGESP) é um modelo de organização de gestão do trabalho policial, proposto pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS), que reúne ações e informações para obtenção de resultados em segurança pública. O objetivo é aumentar a eficiência da prevenção e do combate ao crime, conjugando as práticas implementadas por diferentes órgãos de segurança como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Subsecretária de Administração Penitenciária. .
Tendo como base os princípios – redução da criminalidade e incremento da qualidade de vida das comunidades – o modelo procura implementar ações estratégicas sistemáticas e fundamentadas em informações compartilhadas. Gerar e sistematizar informações de inteligência atualizadas e precisas, comunicadas claramente a todos os agentes de segurança pública através de encontros estratégicos.
O modelo de gestão é acompanhado de avaliações no sentido de conhecer os reais impactos das ações sobre a ocorrência de crimes, e, se necessário, reorientar práticas e alocações de recursos. Enfim, o IGESP é um modelo de gestão que baseia-se no compartilhamento de informações e nas implementações de ações conjuntas, capazes de envolver a diversidade de fenômenos que compõem o problema da criminalidade urbana.

0 comentários:

Postar um comentário