terça-feira, 18 de junho de 2013

1ª Copa das Águas Mangalarga Marchador em São Lourenço



No sábado (15), o Parque Municipal Ilha Antônio Dutra foi palco para os mais imponentes exemplares da raça de cavalos Mangalarga Marchador. Foram julgados 83 animais, que disputaram a VIII Etapa da XIV Copa de Marcha do Sul de Minas.

O evento movimentou a cidade e chamou a atenção de moradores e turistas, que, juntando-se aos criadores, familiares, e aos admiradores de bons cavalos marchadores, que acompanham todas as etapas da competição, lotaram o espaço destinado às provas na Ilha Antônio Dutra.

O Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos cuja origem remonta à coudelaria Alter-Real, que chegou ao Brasil por meio de nobres da corte portuguesa e, após, cruzada com cavalos de lida, em sua maioria advindos da raças ibéricas, que aqui chegaram na época da colonização. O berço da criação foi o sul de Minas. Esses cavalos cômodos chamaram muito a atenção e, rapidamente, tiveram suas qualidades notadas, principalmente o porte e o andamento. Eles foram apelidados de cavalos Mangalarga numa alusão à Fazenda Manga Larga.


0 comentários:

Postar um comentário