terça-feira, 29 de outubro de 2013

Outubro Rosa desfila no centro de São Lourenço




Profissionais das Unidades Básicas de Saúde e de outros setores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma passeata pela av. D. Pedro II, na tarde de segunda-feira (28). A caminhada foi uma das ações dos profissionais de saúde para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Ela fez parte do encerramento do trabalho realizado durante todo o dia em uma tenda montada no Calçadão I, onde foram feitas orientações e encaminhamentos para exames de mamografia.


Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje, o Outubro Rosa é realizado em várias partes do mundo.



Em São Lourenço, durante esse mês foram realizadas, em todas as Unidades Básicas de Saúde, campanhas de coleta de material para exame preventivo, solicitação de mamografia e ações para informar a população sobre o câncer de mama. A campanha teve a adesão da Prefeitura Municipal, da Câmara dos Vereadores e do comércio local, que, de alguma maneira, fizeram uso da cor rosa para lembrar tão nobre causa.


0 comentários:

Postar um comentário