quinta-feira, 27 de março de 2014

Escola Frei Osmar Dirks em sede própria e definitiva


A nova escola Frei Osmar Dirks já está em funcionamento. Localizada na área da antiga sede da Associação Atlética do Banco do Brasil, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cida Costa, na Vila Carneiro, ela está atendendo, por enquanto, 192 alunos da educação infantil. De acordo com Lei Municipal nº 3.144, foi criado para funcionar no local o “Centro Municipal de Educação Infantil Frei Osmar Dirk’s” – Educação Infantil e anos iniciais. E, a partir do ano de 2015, será inserida a modalidade de Ensino Fundamental, assumindo, portanto, a personalidade de escola, com a seguinte denominação: “Escola Municipal Frei Osmar Dirk’s”. Embora o prédio já esteja sendo ocupado, ainda está sendo concluída a terceira e última fase da obra. Depois de pronta, a escola contará com dez salas de aulas.


Em 2010, a administração municipal, após decidir que a Educação Municipal priorizaria a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, atendendo o que determina a legislação, aventou a possibilidade de transformar a Frei Osmar Dirks em escola técnica. Foi firmado um termo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Edu­cação, Ciência e Tecnolo­gia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), Campus Machado, e a Fundação de Apoio ao Desenvolvi­mento e Ensino de Ma­chado (FADEMA). A ideia não pode ser levada adiante pela exigência do governo federal em obter a transferência do prédio para o Instituto. Diante disso, o ensino técnico continua funcionando nas dependências da Escola Municipal Ismael Junqueira de Souza. E o governo municipal definiu que a nova escola seria utilizada exclusivamente para atender a demanda dos bairros Vila Carneiro, Vila Nova, Lagoa Seca, Jardim Serrano, Jardim das Estâncias, Sonda e adjacências, oferecendo Educação Infantil e o Ensino Fundamental.


História – A escola teve início em 1942, com o antigo Ginásio São Lou­renço e já formou um sem núme­ro de profissionais. Passou por várias mudanças e teve outras denominações. São elas: Escola de Comércio, Ginásio e Escola Técnica de Comércio de São Lou­renço, Colégio Comercial de São Lourenço, Escola Municipal Frei Osmar Di­rks 1º e 2º graus, Escola Municipal Frei Osmar Di­rks Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Esco­la Municipal Frei Osmar Dirks de Ensino Médio. Em todo esse tempo, vá­rias foram as personalida­des da área educacional e política da cidade que se dedicaram, e até se doa­ram, para a manutenção e o crescimento desse es­tabelecimento de ensino. Após as várias mo­dificações sofridas, bem como, a passagem por vá­rios endereços, em 1969, Frei Osmar Dirks, então vigário da Paróquia de São Lourenço Mártir, sensível às dificuldades vividas pela escola (Colégio Comercial) e à necessidade de continu­ação dos serviços prestados por ela, levou-a para um prédio da paróquia. Nesse local já funcionava a Esco­la Estadual Nossa Senhora de Fátima. Lá, o então Co­légio Comercial funcionou até 1972. Frei Osmar, que com sua visão de futuro, sonhava com a possibilida­de da escola, um dia, ofe­recer cursos superiores, a levou para onde funciona­va o Externato São Fran­cisco, no centro da cidade. Nesse período, ele foi o grande incentivador e colaborador da escola que desejava transformar em Faculdade de Ciências Con­tábeis de São Lourenço. Em 1975, Frei Osmar ado­eceu e não pode mais con­tinuar nessa luta. A partir daí, a escola só não fechou devido ao grande empenho dos professores e cidadãos abnegados da época. Após a morte do Franciscano, que aconteceu em 20 de ju­lho de 1978, na Alemanha, por decisão da direção da educação municipal, com o apoio dos políticos lo­cais e de toda a comunida­de, foi dado o nome dele para a escola. Por meio da lei municipal nº 1.148, no dia 12/09/78, o Colégio Comercial passou a se cha­mar Escola Municipal Frei Osmar Dirks 1º e 2º graus.

Em 1980, a escola deixou de oferecer o 1º grau (5ª a 8ª série). Em 1984, passou a funcionar no prédio da Escola Es­tadual Professor Antônio Magalhães Alves (Poliva­lente). De 1986 a 2003, a prefeitura pagou aluguel à Federação Associativa Pa­roquial (FAP) para a escola ocupar o prédio localizado na Rua Ida Mascarenhas Lage, nº 497. Em 2004, por meio de convênio com o Estado, passou a ocupar as dependências da Esco­la Estadual Nossa Senho­ra de Fátima.

0 comentários:

Postar um comentário