segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Apresentações de Folias de Reis em São Lourenço




Durante o mês de janeiro, como tradicionalmente acontece, as Folias de Reis fazem várias apresentações e participam de encontros em São Lourenço. Nesse ano, já no primeiro final de semana do mês, acontecerão dois eventos em homenagem aos Santos Reis. No sábado (3), às 15h30min, a Folia de Reis da Federal estará na Casa do Papai Noel, no Caminho do Artesanato, ao lado do Mercado Municipal. E no domingo (4), na praça da Igreja Matriz de São Lourenço Mártir, após as missas das 8h e das 19h, as apresentações serão das Companhias de Reis Nossa Senhora Aparecida e São Francisco. Integrantes das duas folias participarão da procissão das Oferendas nas missas. 





















folia de reis é uma festa católica que celebra os Três Reis Magos. Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro, que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro. Trata-se de uma tradição originária de Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São PauloMinas GeraisBahiaEspírito SantoParanáRio de JaneiroGoiás, entre outros.
No sul de minas as folias visitam as casas onde existem presépios e fazem sua cantoria, onde os principais instrumentos são a viola caipira, o violão e o acordeon.

1 comentários:

Anônimo disse...

Bora!!!!!!

Postar um comentário