segunda-feira, 10 de abril de 2017

Aromaterapia e Cromoterapia - Fique por dentro



AROMATERAPIA  (breve histórico)
Há mais de 6 mil anos os egípcios já conheciam o poder das substâncias aromáticas e suas influências sobre a Saúde do corpo, mente e do espírito. Foram os Egípcios que copilaram a primeira farmacopéia que se conhece e apesar de sua medicina ser impregnada de religiosidade e magia, eles possuíam um pensamento empírico, ou seja, usavam as essências a partir de experiências e do acúmulo de resultados.
Eles faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e cuidados com a saúde. Os gregos e romanos assimilaram dos egípcios os ensinamentos relativos às propriedades e usos das plantas aromáticas. A Índia é o único lugar do mundo onde a tradição nunca morreu, com mais de 10 mil anos de prática contínua.
No início do século XVI, Paracelso, um médico suíço, considerado o pai da Farmaquímica, estudou a extração do que chamou "alma dos vegetais", recebendo posteriormente o nome de "espírito", essência e óleo essencial. Pela observação da morfologia das plantas e suas diferentes características, Paracelso podia prever suas indicações terapêuticas.

O óleo essencial de limão faz parte importante do kit Pronto Socorro da AromaterapiaNo emocional, ele trabalha a alegria de viver, a ansiedade, a depressão e o desânimo. Um ativador eficaz da alegria de viver, ao interromper situações (pensamentos) de má vontade e de não ir até o fim. Trabalha em paralelo a mágoa oculta ou reprimida.

Terapeuticamente pode tratar: Obesidade, Celulite, Circulação, Linfa, Infecções, Anemia, Astenia, Arteriosclerose, Hipertensão, Reumatismo, Herpes, Pele, Convalescença, Bactericida, Anti-séptico, Estimula produção de Leucócitos, é um Tônico Digestivo e um auxiliar poderoso das Depurações (limpezas = eliminação de excretos), tanto via urinária quanto intestinal.

Cocktail contra Obesidade: Suco de 1 limão / Casca picada de 1/2 limão / 1 gota de óleo de limão / 1 talo de aipo / 300 ml de água mineral gasosa ou de 1 coco verde. Bater tudo no liqüidificador e beber imediatamente. Uma vez por dia em jejum.
Não ficam margens para dúvidas: O Limão é fantástico!

Na Cromoterapia,veja o poder de cura da Cor Verde e Verde-limão. Como a Cromoterapia funciona? Para obtermos esse contato com as cores, podemos empregá-las na decoração, com quadros, tapeçarias, cortinas, flores e objetos. Devem ser colocadas numa posição estratégica, em local que olhamos com freqüência.

A cor da pintura dos nossos ambientes, do nosso vestuário, dos nossos alimentos também fazem parte de uma estratégia terapêutica. Ou através da iluminação colorida, com o foco direcionado para onde estamos lendo ou escrevendo. Além do contato óptico com as cores, outra maneira muito eficaz é através da mente, usando nossa imaginação para visualizações coloridas. Se imaginar em meio a paisagens verdes, vales, montanhas, florestas, gramados e canteiros de flores...

O verde é a cor média do espectro da luz, sendo portanto a Cor do equilíbrio e da harmonia dos corpos físico, mental e emocional. Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e balanceador dos órgãos e sistemas. Normaliza as funções de todas as glândulas, sendo estimulador da pituitária, que é responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas.

De natureza tônica, exerce influência no desempenho do coração e no suprimento do sangue. Reduz a tensão dos vasos sangüíneos, diminui a pressão do sangue e regula a pressão arterial. É um calmante do sistema nervoso, principalmente do simpático. Por agir como sedativo desse sistema, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento.

Favorece na formação e construção dos ossos, dos músculos e dos tecidos, sendo portanto, considerado um produtor ósseo, muscular e dos tecidos das células desses sistemas. Age como dilatador dos vasos capilares, que são as ramificações finais das artérias e arteríolas. É na parede dos capilares que se efetuam as trocas gasosas e nutritivas entre o sangue e os demais tecidos. Tem propriedade anti-séptica, bactericida, germicida e desinfetante.

O pesquisador Theo Gimbel constatou que: "A luz verde pode influenciar e, por assim dizer, dissolver as células das criaturas vivas". Pela capacidade que a Cor Verde tem de alterar a estrutura bioquímica e facilitar a decomposição molecular, ela é bastante útil no tratamento do câncer, como também é benéfica para o processo digestivo. O Verde facilita a digestão, por agir na decomposição molecular dos alimentos.

O Verde é fundamental para o tratamento do estresse. Como cor predominante da natureza, faz-nos sentir um grande bem estar ao termos contato com ele nos campos. Mas seu uso contínuo pode causar estagnação. É uma cor que permite o mínimo de atividade, facilitando a fixação no lugar. Tanto permite o movimento, quanto a posição estática. É o perfeito equilíbrio entre a atividade e a passividade. O verde traz e mantém sensivelmente o equilíbrio, não sendo por isso uma cor recomendada para os momentos em que necessitamos de super estímulo ou de profundo relaxamento.
O verde é a cor do Chacra Cardíaco, onde são tratadas as doenças do coração, sangue e sistema circulatório. É o raio que governa não apenas o coração físico, como também as emoções. É importante observarmos que as doenças cardíacas originam-se nos níveis emocionais e são causadas por alguma repressão ou inversão dos sentimentos.

Aspectos Psicológicos do Verde: No aspecto psicológico, o Verde é a energia da juventude, crescimento físico, fertilidade e da esperança de vida nova. Desperta a necessidade de uma diretriz sólida, promovendo a segurança. O Verde dá uma sensação de renovação, vida nova e proporciona frescor e brilho, algo como um início de primavera.
Permite a serenidade psíquica e equilibra os pensamentos. Forma um campo neutro que permite fazer as avaliações mentais de circunstâncias, eventos e até julgamentos. Porém, pode manter o indivíduo num estado de indecisão, pelo seu estímulo psíquico, aumentando o raciocínio amplo, que não possui praticidade suficiente para tomar decisões.

Aspectos Emocionais do Verde: O verde é um grande estabilizador emocional. Sua força equilibradora exerce importante função no corpo emocional. Age como calmante emocional, amenizando as perturbações dessa origem e ajudando a remover os medos. Permite uma compreensão maior da vida e do mundo. É a cor que estabelece o elo de ligação do "espírito" com o mundo físico.

Alimentos de Cor Verde: Todas as hortaliças (folhas verdes) e frutas de casca ou pele verde, entre elas o nosso famoso limão. Assim, sucos verdes com limão podem fazer parte de um trabalho terapêutico com a Cromoterapia, trazendo todos os benefícios aqui descritos somados aos do limão.

Roupa Verde: O uso de roupa nas tonalidades de Verde, é recomendado porque permite a condição interna de um julgamento claro, dando toda a estrutura e suporte de equilíbrio para esse julgamento. Porém, não tem o impulso necessário para uma decisão efetiva, pois apesar de criar uma atmosfera propícia para uma ampla análise da situação, não é uma cor que induza a uma definição ou ação.

Roupas nas tonalidades verde: São recomendadas para pessoas hiper-ativas, pois permite que este estado se mantenha por mais tempo, sem causar estresse. Por ser uma cor que atrai bens materiais e oportunidades, é indicada para ser usada quando se procura empregos. É a cor do dinheiro, sucesso e prosperidade. Por isso, seu uso torna-se útil nas realizações de negócios.

O Verde na Decoração: Ajuda a manter a proporção exata do ambiente. Torna o espaço estático, letárgico, insípido, vazio e neutro. Não promove vitalidade nem ajuda no relaxamento. Seu uso é ideal em quintais e paredes externas, salas de cirurgia e ambientes leves. Ideal para pessoas de mente madura.
OBS.: Não é recomendado na maioria das áreas de estar, salas de estudo e dormitórios. Nos escritórios ou qualquer área de trabalho, o Verde prejudica no dinamismo necessário para a maioria dos segmentos empresariais. Trata-se de uma Cor de passagem e não de permanência. A constante iluminação verde, tende a causar perda de memória.

O Verde Simboliza: Vida nova, energia, fertilidade e crescimento. O termo verde significa jovem e inexperiente.
Verde-limão: É uma tonalidade muito usada na cromoterapia. É a mistura do amarelo-claro com o verde-claro, que são ambos purificadores, potencializando a mistura. Seu uso é importante para facilitar o organismo a expelir as células mortas e os resíduos mórbidos como o catarro.
Possui efeito rejuvenescedor quando elimina toxinas. Efeito laxante.
Estimulante cerebral, sendo muito útil nos casos de imbecilidade. É importante observarmos que o fósforo e o enxofre estimulam o cérebro, e ambos se encontram na cor verde-limão.
O fósforo está presente nos ossos, sendo sua vibração na cor verde-limão. Isso faz com que esta cor desempenhe importante ajuda no crescimento, como também é o maior fortificante ósseo entre todas as cores. É um excelente complemento no tratamento do câncer. O uso da Cor Verde-limão é imprescindível em quaisquer condições crônicas, pois tem efeito antiácido sobre o metabolismo.
O Verde-limão é uma cor que ativa a Glândula Timo, exercendo assim controle sobre o crescimento.

0 comentários:

Postar um comentário