sábado, 8 de julho de 2017

Bluetooth - Um Risco a Segurança do seu Smartphone - Daniel Vieira




Creio que a maioria das pessoas que possuem smartphones já devem ter ouvido falar ou devem ter usado o bluetooth para transferência de arquivos entre dispositivos.
O que vem a ser o bluetooth?
Em resumo o bluetooth é uma tecnologia de transferência de arquivos entre dispositivos como notebook, computador, celulares, tablets entre outros que utiliza frequência a rádio de curto alcance para a comunicação e troca de arquivos entre os dispositivos, assim não necessitando compartilhar as informações através de cabos ou internet. Comumente usado para troca de músicas, fotos e vídeos entre os aparelhos emparelhados.
Qual é o risco do meu aparelho com bluetooth ativado?
Todos! Sabendo que é uma forma de compartilhamento de arquivos, caso você esteja com o bluetooth ligado seus arquivos podem simplesmente ser baixados por qualquer pessoa que esteja relativamente perto de você e do seu dispositivo habilitado, assim dando a possibilidade de hackers e pessoas mal intencionadas subtraírem seus arquivos através do bluetooth, incluindo suas fotos, arquivos, suas músicas, vídeos entre outros. Com certeza uma pessoa mal intencionada após baixar seus arquivos seu o seu conhecimento e de forma praticamente discreta, o mesmo invasor poderia enviar arquivos maliciosos em seu aparelho, podendo corromper a integridade do seu sistema, e ainda mais, podendo até roubar suas senhas em perfis sociais, contas de banco entre outros.
Isso é um assunto muito sério e pode ser evitado agora mesmo. Recomendo se você deixa o seu smartphone ou outro dispositivo com a opção bluetooth habilitado, recomendo desativar imediatamente o bluetooth, evitando assim que pessoas mal intencionadas tenham acesso a seus arquivos sem a sua permissão. E caso utilize o bluetooth para troca de arquivos entre dispositivos, recomendo que coloque uma senha segura para a transferência dos dados entre os aparelhos, assim evitando também a captura de terceiros através das transferências em canal não seguro (sem senha). Então toda vez que for utilizar essa tecnologia, use uma senha para evitar roubo de dados e depois desabilite o bluetooth enquanto não estiver usando. Seguindo essas recomendações você com certeza estará mais seguro utilizando seu smartphone e dispositivos que possem a opção de compartilhamento via bluetooth. Lembre-se sempre de usar um bom anti-vírus em seus equipamentos e manter seus softwares sempre atualizados.
Caso queira saber mais sobre o bluetooth, acesse:
Paz a todos...

0 comentários:

Postar um comentário