segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Descoberto Novo Planeta Suscetível De Ter Vida

Um novo planeta acaba de ser adicionado à lista ainda restrita de bons candidatos para a busca de sinais de vida além do nosso Sistema Solar, anunciou nesta quarta-feira (15) o Observatório Europeu Austral (ESO).
Este último planeta, chamado Ross 128b, foi descoberto em torno de uma estrela na constelação de Virgem, localizada a apenas 11 anos-luz do Sistema Solar (um ano-luz equivale a 9.460 bilhões de km) da Terra.
“Ross 128b está muito próximo, o que nos permitirá observá-lo com um telescópio, como o E-ELT que está em construção para 2025”, explicou à AFP Xavier Bonfils, astrônomo do CNRS no Observatório das Ciências do Universo de Grenoble.
Detectado pelo espectrógrafo HARPS, instalado no telescópio de 3,6 metros do ESO no Chile, o planeta orbita em torno de uma estrela anã (Ross 128) em 9,9 dias.
De acordo com os pesquisadores, Ross 128b é suscetível de abrigar sinais de vida: tem uma massa semelhante à da Terra (1,35 mais maciça) e “sua temperatura superficial também pode ser próxima da Terra”, o que significa que poderia ser compatível com a presença de água no estado líquido, essencial para a vida tal como a conhecemos.
Além disso, este novo planeta orbita em torno de uma estrela “calma”, o que possibilita uma atmosfera que resiste aos ventos e erupções estelares.

0 comentários:

Postar um comentário